sábado, 9 de abril de 2011

Geléia de Carambola






Bom...geléia de carambola é para quem gosta de carambola!! Parece meio óbvio, mas por exemplo, eu não como goiaba mas gosto de goiabada!! Só que no caso da carambola eu não gosto muito da fruta e também não gostei da geléia, mas estou postando porque sempre tem alguém que gosta né?!?

Ingredientes:

1 parte de suco de carambola (ver abaixo)
1/2 parte de açucar


Lavar as carambolas, picar e bater no liquidificador até virar suco (no meu não precisei colocar água, mas se for preciso, coloque um pouquinho para ajudar a bater). Coar e medir o suco numa jarra. Na mesma jarra medir a metade (da quantidade de suco) de açucar. Levar os dois ingredientes ao fogo numa panela grande. Não precisa ficar mexendo, mexa de vez em quando. Assim que ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar até reduzir mais ou menos a metade do volume. Aí comece a medir o ponto da geléia.
Para medir o ponto, coloque uma colherada da geléia num pires e leve ao freezer por um minuto para esfriar. Retire e passe o dedo no meio. Se a geléia "enrugar" já está no ponto. Quando a geléia chega no ponto ela ainda está líquida, só vai ficar firme no outro dia.



Se quiser guardar por alguns meses, tem que esterilizar os vidros. Para saber como esterelizar vidros, veja este vídeo: Envase de Geléias e Compotas

3 comentários:

  1. Como vou ver o vídeo citado, se não posso vê-lo?
    Não entendi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode fazer assim
      Forre o fundo de uma panela com algodão umedeça com água coloque os vidros e as tampas virados para baixo leve ao fogo e após a água entrar em ebulição conte 5 minutos não esqueça de manter as mãos sempre higienizadas. Ao colocar a geleia no vidro tampe e vire o mesmo vai melhorar a vedação.

      Excluir
  2. Acabei de fazer sua receita... O gosto está ótimo, vamos ver amanhã rsr

    ResponderExcluir