domingo, 12 de dezembro de 2010

Flan de Coco


Esta receita é de um livo da Nestlé que ganhei da minha mãe há alguns anos. Ela era especialista neste doce, ninguém fazia como ela...apesar de ser uma receita simples quando ela fazia tinha outro sabor! Mas vamos lá! É beeeeem simples, não tem mistério nenhum!!

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
a mesma medida da lata de água
1 vidro de leite de coco (200 ml)
1 sachê de gelatina em pó sem sabor hidratada conforme as instruções da embalagem.

Preparo


Bater tudo no liquidificador por 5 minutos e colocar em uma forma de pudim previamente molhada. Levar à geladeira até firmar (eu faço de um dia para outro). Para desenformar, passe uma faquinha apenas nas bordas e vire num prato. Fácil né??

Dica: Eu começo batendo os ingredientes menos a gelatina. Quando a gelatina está bem derretida e uniforme, abro a "tampinha pequena" da tampa do liquidificador e sem parar de bater, derramo a gelatina por ali, dessa forma não tem como a gelatina se solidificar antes de estar tudo bem misturado.

Eu servi com calda de morangos (receita abaixo), mas quem não quiser ter trabalho, pode comprar a fruta em lata que tb fica bom, pode ser morangos, ameixas ou outra de sua preferência, levar à geladeira e jogar em cima do flan.

Calda de morangos

2 xícaras de morangos picados (não muito miúdo)
1 xícara de açucar
suco de meio limão (é opcional, mas equilibra o dulçor da calda e ajuda a dar consistência).

Levar tudo ao fogo (sem água pois o morango vai soltar bastante água), assim que ferver, baixar o fogo e deixar cozinhar por mais ou menos 10 minutos ou até os morangos murcharem e a calda ficar encorpada. Deixar esfriar e jogar por cima do flan na hora de servir.