sábado, 26 de junho de 2010

Cinnamon Rolls


Bem...esses dias eu estava muito "a fim" de fazer e comer esses pãezinhos de canela deliciosos e li várias receitas publicadas na net e nas comunidades de culinária do Orkut, todas diferentes entre si...então cheguei a conclusão que poderia usar qualquer massa doce ou semi-doce para fazer esse pão, o que o caracteriza é recheá-lo com manteiga, açucar e canela em forma de rocambole, cortar os pedaços e assar "em pé". Então usei a massa de pão de cachorro quente da Aloana que já postei aqui no blog pois é uma massinha levemente adocicada e bem fofa. Para pegar a receita da massa clique aqui: Pão de Cachorro Quente

Faça a massa como descrito na receita, após o crescimento, divida a massa em duas partes, estique cada uma das partes com o rolo, passe manteiga ou margarina, polvilhe açucar e canela. Enrole como um rocambole e depois corte em pedaços, leve ao forno médio em forma untada com óleo até que fiquem corados. Depois pode faça um creminho de açucar com água e coloque por cima dos pães ainda mornos. (eu não coloquei, pois achei que já estavam doces o suficiente)
O cheirinho de canela invade a casa toda! Uma delíciaaaaaaaaaa!!!!

Bolo de Nozes Maravilhoso


Essa receita tem uma história interessante...minha amiga Lourdinha ganhou um livro de presente de sua futura sogra que é portuguesa e vive lá em Portugal, o livro está a espera de minha amiga lá mas uma das receitas lhe foi enviada pelo seu amado português que é essa que compartilho com vocês, bolo de nozes...quem tiver perfil no orkut e quiser "espiar" as lindas fotos da Lourdes Maria e saber mais sobre a história do bolo é só clicar aqui: Bolo de Nozes do Meu Português

Vamos à receita:

Ingredientes

300g de açúcar
300g de miolo de nozes
125g de farinha de trigo
6 ovos
1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de Preparo

Primeiro, batem-se as claras em neve. Reserve.
Batem-se gemas com o açúcar, até ficar um creme bem claro.
Juntam-se os miolos de nozes triturados, bate-se mais um pouco.
Em seguida, desligue a batedeira, acrescente a farinha de trigo misturado ao fermento peneirados. Ficará uma massa bastante pesada.
Vá misturando as claras em neve devagar, mexa com uma colher grande, até massa estar uniforme.
Coloque em uma fôrma 18x8cm, untada e polvilhada com farinha, asse em forno médio, pré-aquecido, por 45 minutos, ou até que, ao enfiar um palito, o mesmo saia limpo.
Caso percebas que o bolo encontra-se ainda molhado no meio, cubra-o com papel alumínio, até que esteja assado.
Eu recheei com doce de leite comprado pronto, um doce de leite argentino ma-ra-vi-lho-so!!
Não fiz cobertura, apenas polvilhei açucar de confeiteiro por cima.
Espero que gostem!!!

domingo, 6 de junho de 2010

Arroz Doce com leite Condensado e Coco



Quem não gosta de arroz doce? Eeeeeeeuuuu!!!! Mas mas pais adoram, então fiz para eles...heheheh


Ingredientes:
1 copo (tipo requeijão) de arroz branco crú

3/4 copo (tipo requeijão) de açucar
1 lata de leite condensado

1 vidro de 200 ml de leite de coco
2 gemas

600 ml de leite
50 gr de coco ralado seco

canela em pó para polvilhar.

Coloque o arroz sem lavar em uma panela e coloque água fria até atingir mais ou menos 2 dedos acima do arroz. Leve para cozinhar em fogo baixo até que a água seque e o arroz esteja macio, caso a água seque e o arroz ainda esteja duro, coloque mais água para terminar o cozimento. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo.

Bata as gemas com açúcar até virar uma gemada bem clara e fofa, reserve. Assim que o arroz estiver cozido, coloque o leite, o leite condensado, o leite de coco, o coco ralado e a gemada. Misture bem, mantenha cozinhando em fogo baixo até começar a borbulhar, aí conte 5 minutos mexendo sempre para não derramar e desligue o fogo. Transfira para uma travessa e deixe esfriar, polvilhe a canela em pó e leve para gelar por pelo menos 4 horas antes de servir.

Obs:: Enquanto ele ainda está quente fica meio aguado, mas à medida que for esfriando vai ficando consistente, até atingir a consistência cremosa.

Dica 1: Coloque plástico filme encostado na superfície do doce enquanto ele está quente para que não crie película, retira só depois de frio. (não se preocupe, o plástico não vai derreter!)

Dica 2: Não lave o arroz, o amido que contém nele (aquele pozinho branco) é importante para a consistência do doce.


terça-feira, 1 de junho de 2010

Sopa de Fubá



Receita de Érica Baldon


Uma deliciosa sopinha para esquentar neste comecinho de inverno...




Minhas modificações estão em negrito

300 gr de linguiça picadinha (coloquei frango em cubos já cozidos)
Cebola picadinha
1 xícara de fubá
6 xícaras de água
1 tablete de caldo de frango com azeite
Sal a gosto
3 dentes de alho amassados

Leve a linguiça ao fogo numa panela bem quente, não precisa por óleo, deixe uns 3 minutos e acrescente a cebola, frite até murchar, acrescente a água, o fubá e caldo de frango. Mexa sempre até começar a ferver, prove o sal. Deixe cozinhar por uns 25 minutos, mexendo às vezes para não grudar no fundo.

Como eu não coloquei a linguiça, fritei a cebola e o alho em um pouco de óleo, coloquei a água com o fubá dissolvido, o tempero verde, o caldo de galinha e deixei ferver como o descrito no preparo da Érica, quase no final, coloquei o frango em cubos que já estava cozido. No final coloquei um pouco mais de água do que pede a receita pois queria ela cremosa mas não muito.

Na hora de servir, coloquei no prato um pouco de carne moída já refogadinha que tinha sobrado do almoço





Dicas da Érica:

* Se tiver couve, pode por algumas folhas picadas bem fininhas uns 2 minutinhos antes de desligar o fogo.
* costumo fazer essa sopa também com peito de frango, quando faço estrogonofe, sempre guardo o osso com um pouquinho de carne, então depois eu coloco ele para ferver até cozinhar a carne, retiro toda a carne e junto o fubá com os pedacinhos da carne na água do cozimento.

Fatias Húngaras


(Receita de Maria Almeida)

Eu não conheço a Maria pessoalmente, nos conhecemos virtualmente na comunidade Culinária Receitas do Orkut, mas toda receita que a Maria posta lá é deliciosa! Então no final de semana passado resolvi testar a sua receita de Fatias Húngaras, há várias versões desta receita, mas a da Maria é deliciosa!! Aí vai...

01 ovo
01 copo(250 ml) de leite morno
05 col. de(sopa) de açúcar
1/4 de copo de óleo
10 gr. de fermento biológico seco
500 gr. de farinha (talvez um pouco mais)

Dissolver o fermento no leite, acrescentar o ovo, açúcar e o óleo e misturar bem.
Depois acrescente a farinha até soltar da mão.
Deixe descansar por uns 20 mts.
Divida a massa em 3 partes e abra com um rolo, fazendo um retângulo.
Coloque o recheio bem espalhado, faça rolinho fino e comprido.
Corte em fatias e coloque numa forma forrada com papel aluminio ou papel manteiga.
Deixe Crescer e leve para assar por uns 40 mts.
Retire do forno e jogue a calda e salpique coco ralado.

Recheio:
100 grama de coco ralado
01 lata de leite condensado
É so misturar bem e passar na massa aberta.

Calda:
3/4 de x. de leite
04 col. de açúcar
Calda é só misturar bem e jogar em cima.
Não vai ao fogo.

e coco ralado para polvilhar.

Minhas modificações: na verdade, a única coisa que eu mudei é que na hora de fazer o recheio, cadê o leite condensado???? Não tinhaaaaaaaa! E a massa já estava pronta! (coisa mais difícil é não ter leite condensado no meu armário! Justamente quando a receita não podia esperar eu ir no mercado, não tinha...afffff, reafirmo que é importante separar todos os ingredientes de uma receita antes de iniciá-la, coisa que eu não fiz...heheheh)
Bom...aí resolvi improvisar, abri a massa, passei margarina sem sal, polvilhei açucar e coco ralado depois enrolei. Ficou delicioso mas com certeza vou repetir esta receita colocando o leite condensado.