sábado, 19 de dezembro de 2009

Gingerbread House (com passo a passo)

Eu sempre tive vontade de fazer uma casinha destas...desta vez criei coragem! Meus sobrinhos vem de SC passar o natal conosco e com certeza eles vão gostar, pelo menos eu acho que qualquer criança adoraria receber uma casa totalmente comestível, não acham??

Vejam como ficou...

Primeiramente eu fiz moldes em papel:

Desenhei as partes da casa, depois colei papel contact transparente dos dois lados para não rasgar e depois cortei com estilete e régua para ficar bem retinho. Eu usei um programa de vetorização para desenhar e saiu tudo retinho mas quem não tiver deve usar um esquadro para ficar no ângulo senão depois as partes da casa não se ajustam.

Medidas:

Telhado: 14 x 27 cm
Paredes laterais: 10 x 25 cm (fazer um quadrado no meio do tamanho desejado, este quadrado será a janela)
Frente e trás: 18 x 18 cm sendo que a parte de baixo que encostará nas paredes laterais deve ter 10 cm, o restante da medida usar para o triângulo de cima que sustentará o telhado. A porta faz no tamanho desejado.

foto dos moldes:


Agora vamos à receita da massa que será a casa propriamente dita. Eu usei a receita do Beijo Baiano que até já postei aqui no meu blog onde fiz biscoitos recortados. A receita da massa é da minha grande amiga Lígia Matyniak.

1 kg de farinha de trigo
1/2 kg de mel
1 xícara de açucar
2 colheres (sopa) de margarina
3 ovos
4 colheres (chá) de bicarbonato de sódio diluídas em 1 cálice de rum (1/2 xícara de cafezinho)
canela em pó a gosto (coloquei 1 colher de chá de canela, uma de cravo em pó e uma de gengibre)

Misturar todos os ingredientes e por último ir colocando a farinha de trigo e misturando primeiro com uma colher e depois com as mãos. A massa fica ligeiramente grudenta mas não coloque mais farinha pois na hora de esticar, vc vai usar mais farinha e a massa ficará na textura correta. Vc vai precisar de mais farinha para abrir a massa com rolo pois o kg da receita vai todo. Deixe a massa descansar por uns 15 minutos coberta com um pano limpo.
Depois desse tempo, polvilhe farinha na bancada e em cima da massa e abra porções que sejam suficientes para cortar os moldes. Transfira (com cuidado para não rasgar) a massa já aberta com mais ou menos 1/2 cm para uma forma com papel manteiga untada e enfarinhada.

Veja na foto:

Os moldes de um telhado e de uma parede em cima da massa (lembrando que tem que ser feito 2 de cada molde do telhado e das laterails e um de cada molde da frente e de trás):


Usando uma faca, corte a massa conforme o molde e retire os excessos:



Aqui, cortei uma rodinha na parte da frente da casa que não estava no molde usando um cortador de bolachas:

Leve para assar em forno médio por mais ou menos 15 minutos, mas depende do forno ok? Melhor ficar de olho, se assar demais a massa fica dura. Ela sai do forno meio molinha, depois firma, por isso é bom deixar esfriar um pouco antes de retirar da forma.

Massa já assada:


Eu assei a massa um dia antes para que ficasse bem firme, no outro dia passei para a montagem e confeitagem:

Para "colar" as partes da casa e para a confeitagem usei glacê real, comprei pronto da marca MIX como me aconselhou minha outra grande amiga Cynthia Goes, realmente é muito prático de usar, só que eu usei um pouquinho mais de água do que manda a embalagem pois achei que ficou muito duro.

Para facilitar a aplicação do glacê nas partes da casa, usei uma manga de confeitar com um bico redondo bem grande (não me perguntem o nome ou número porque eu não sei!). Apliquei o glacê e fui juntando as partes da casa e colocando copos e xicaras para segurar as paredes até que secassem. (sozinha é fogo!!! Mas a gente sempre dá um jeitinho..rsrssrsrs) Não economize no glacê, se colocar muito pouco não cola!

.

.

Nesta foto as paredes já estavam um pouco secas e coloquei uma aba do telhado:


Confeitando e enfeitando com glacê real, palitos de chocolate e balas (reparti o glacê em partes e colorí com corante em gel:

.
.


Casa finalizada:

.

Os confeitos que usei foram: bala de goma, confete, amendoim coberto com chocoalate, e na cerquinha da frente, paçoca rolha e pirulitos compridos de açucar.

Só o papai noel que não é de comer..rsrsrsr


Era isso pessoal, é um pouco trabalhoso de fazer mas vale a pena!

12 comentários:

  1. que lindo Denise. Parabens pela criatividade!!!

    ResponderExcluir
  2. Denise parabéns! Ficou muito bem feita e caprichada.
    A massa é diferente das que usam por aqui, mas isto não importa.
    Aqui tens uns kits, vem tudo pronto. A pessoa só monta com as crianças por diversão.
    A sua é a primeira "decente" que vejo.
    Bjs e Feliz Natal! :)

    ResponderExcluir
  3. Denise, ficou linda demais a sua casinha.
    Parabéns!
    Bom Ano Novo!

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo trabalho!!!Parabéns!!!Adorei, já estou te seguindo, assim não perco as novidades, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nossa ficou perfeita sua casinha, linda mesmo...
    Quem sabe um dia tenho coragem de fazer adoro biscoitos...
    Só nao sei se ficará perfeita assim igual a sua...
    Bjocas

    http://charmedecozinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Você está de parabens...
    Obrigada pela receita, vc é mto criativa!
    adorei o blog =)

    ResponderExcluir
  7. oi, faz mal usar biscoitinho de gengibre?

    ResponderExcluir
  8. O que vc põs para segurar a casinha?

    ResponderExcluir
  9. Érica, não entendi sua pergunta...faz mal pra que ou pra quem??

    É o glacê que segura a casinha, tá explicado lá em cima...

    ResponderExcluir
  10. Amei a casinha.... ia devora-la todinha kkk.Bjs

    ResponderExcluir
  11. que lindo denise...minha filhinha estava jogando em jogos de menina e fez a casinha, dai ela disse que gostaria de fazer uma de verdade, procurei no google e te achei, diga-se de passagem a mais bonita casinha e a melhor explicação, agora poderemos fazer...obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada querida, bom divertimento com sua filhota!!!
      bjusss

      Excluir