domingo, 8 de fevereiro de 2009

Torta de chantilly com pêssegos



Pão de ló:


4 ovos

12 colheres (sopa) açucar

12 colheres (sopa) de farinha de trigo

½ copo (tipo requeijão) de água morna

1 colher (sopa) de fermento em pó ( eu não coloquei )

Bata as claras em neve com 1 pitada de sal e reserve. Bata bem as gemas com o açucar até formar um creme esbranquiçado. Misture metade da água, coloque metade da farinha aos poucos sempre batendo, coloque o restante da água e restante da farinha e por último o fermento. Desligue a batedeira e misture delicadamente as claras em neve. Asse numa forma de 23 cm de diâmetro por 6cm de altura untada e enfarinhada . Forno médio até corar. Não deixe corar demais para não ressecar o pão de ló. (melhor fazer o pão de ló um dia antes para ficar mais fácil de cortar). Corte em 3 discos.


Recheio e cobertura:


1 lata de pêssegos em calda – picar os pêssegos e escorrer. Reserve a calda.

1 pote de 350 gr de nata

1 copo (tipo requeijão) de leite (coloque no freezer até ficar vitrificado por cima)

3 colheres (sopa) de açucar

1 colher (café) de essência de baunilha

1 cx de 200 gr de chantilly industrial (tipo amélia ou Arcolor, coloque na geladeira por 24 horas e 1 hora no freezer antes de bater)

1 folha de papel arroz.

Geléia de brilho

Bata na batedeira o chantilly industrial até ficar firme. Reserve na geladeira.

Bata na batedeira a nata, o açucar, a essência e o leite (tudo junto) até ficar firme, misture o chantilly industrial reservado e bata apenas para misturar.


Montagem:


Coloque o primeiro disco de pão de ló no prato que irá servir. Molhe com um pouco de calda, coloque um pouco de chantilly, metade dos pêssegos, mais um pouco de chantilly. Proceda da mesma forma com o segundo disco. Coloque o terceiro disco por cima. Cubra toda a torta com uma camada fina de chantilly. Corte o papel arroz em formato redondo e coloque em cima da torta. Com um pincel, delicadamente passe a geleia de brilho sobre o papel arroz. Com o bico de confeitar gigante enfeite a torta a gosto.


Observações:

- Eu misturei chantilly de nata ao chantilly industrial porque prefiro o sabor da nata mas pode substituir por chantilly de creme de leite fresco ou usar apenas o industrial, neste caso aumente a quantidade.

- O fermento é opcional, eu fiz sem. (no pão de ló não é necessário acrescentar fermento em pó).

Nenhum comentário:

Postar um comentário